Realmente vale a pena se tornar vegetariano/vegano?

setembro 15, 2019 0 Comments


Você já deve ter se deparado com alguma pessoa vegetariana ou vegana, seja na vida real ou na internet. Uma dúvida muito comum que surge na mente de quem não está muito familiarizado com os termos ou até mesmo de quem está pensando em se "converter" é: "Será que realmente vale a pena?". Já vi muitos falando que não faz diferença se só uma pessoa parar de comer carne, que faltam vitaminas e proteínas no organismo de vegetarianos e veganos, entre outras frases que vocês já devem conhecer. Usarei o termo "vegetariano" para falar de pessoas que não comem alimentos de origem animal no geral.


Precisamos de carne para sobreviver?

Não. Esse é o mito mais utilizado para invalidar os argumentos de pessoas que não comem carne. Todos os nutrientes, inclusive cálcio e proteínas, são encontrados em alimentos de origem animal. Antigamente, a carne era consumida apenas por aqueles com alto poder aquisitivo, sendo que o resto das pessoas (maioria esmagadora) vivia muito bem sem ela. Se realmente precisássemos de carne, a única população que estaria viva hoje seria a burguesia, o que sabemos muito bem que não é verdade.

Além disso, o corpo humano é mais adaptado à dieta herbívora do que à carnívora. Desde os dentes até os intestinos, a maior parte do sistema digestório é adaptado à alimentação de alimentos de origem vegetal. É simples: você se parece mais com um leão (carnívoro) ou com um macaco (maioria herbívora)?

Conheço pessoas que nasceram em famílias vegetarianas e chegaram com uma saúde invejável aos 60 anos de idade.

Plantas também sentem dor?

Apesar de ser uma dúvida menos comum, existem, sim, pessoas que acreditam que plantas sentem dor. Não as culpo, eu pensava isso quando era novinha.

Não, plantas não têm sistema nervoso, logo não sentem dor nem têm sentimentos. Se a sua crença, por algum acaso, afirma que plantas têm sentimentos, tudo bem, mas elas não sentem dor, além de serem adaptadas a criarem frutos que realmente existem para serem comidos. A maioria das plantas existentes são angiospermas (plantas que produzem flor e fruto), e isso não é coincidência: a grande vantagem das angiospermas em relação aos outros tipos de plantas é justamente a produção de frutos e flores. Outros animais, como macacos, por exemplo, comem os frutos e espalham as sementes neles presentes, ajudando no processo de propagação da planta. Ou seja, fique à vontade para comer frutas e outros alimentos vegetais.

Parar de comer carne não vai fazer diferença no mundo?

Se tem uma coisa que parar de comer carne vai fazer, além de te deixar com uma saúde melhor, é diferença no mundo. Aqui vão alguns fatos interessantes:

  • Segundo pesquisas do IBOPE de 2018, 14% da população brasileira é vegetariana, o que equivale a cerca de 30 milhões de pessoas que não comem alimentos de origem animal, grupo maior que toda a população da Austrália e da Nova Zelândia juntas. Agora, uma quantidade de pessoas equivalente a dois países (sem contar os outros países além do Brasil) sem comer carne realmente faz um impacto, você concorda?
  • É permitida uma quantidade de 1 milhão de células de pus por mL no leite (também tem sangue)
  • 1 kg de carne precisa de cerca 17100 litros de água para ser produzido
  • Cerca de 45% das terras do planeta é destinado à criação de gado
  • O gado é responsável por 51% das emissões de gases do efeito estufa
  • O metano, liberado pelo gado, é 86 vezes mais destrutivo que o dióxido de carbono (CO2) dos veículos
  • A criação de gado nos EUA consome mais de 125 trilhões de litros de água por ano
  • A criação de gado é responsável por 95% da destruição da Amazônia
  • 90% da soja dos EUA (principal produto exportado pelo Brasil) vai para o gado
  • Ao se tornar vegetariana(o), você estará economizando, por dia, cerca de 4 mil litros de água, 20 quilos de grãos, 3 m² de áreas florestais, 4,5 quilos de CO2 e a vida de um animal
  • Na criação de animais, as caudas de porcos e os bicos e garras de galinhas são cortados para evitar que eles machuquem uns aos outros, uma vez que são confinados juntos em espaços absurdamente pequenos e desconfortáveis. Você realmente acha que eles se preocupam em comprar anestésicos para que esses animais não sintam dor ao terem seus membros dilacerados?

Vire expert no assunto:

A maioria dos dados desse post foram retirados do documentário Cowspiracy (tem na Netflix). Mesmo que você não queira se tornar vegetariano, vale a pena assistir, sério.


Sane 99% de suas dúvidas:



Outra fonte que não poderia faltar é o famoso canal Kurzgesagt (tem legendas):


Outras fontes:


Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: